Fale Conosco

62 32013244

Consulta Pública

Esta Versão Preliminar do Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio está estruturada em três partes. A primeira contém texto introdutório, que contextualiza o Ensino Médio e seus diferentes sujeitos no currículo, questões e temáticas atuais da educação e sociedade com tópicos sobre juventudes, protagonismo juvenil, Educação de Jovens e Adultos, inclusão, território, concepções de escola e currículo, temas contemporâneos transversais e competências da BNCC. A segunda parte trata da  Formação Geral Básica, e também,  traz textos introdutórios relacionados a cada uma das áreas de conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – seguidos dos objetivos de aprendizagem e  dos objetos de conhecimento, relacionando-os entre si e com cada uma das habilidades e competências específicas da BNCC para as diferentes áreas de conhecimento. Por fim, a terceira parte aborda os Itinerários Formativos específicos das áreas do conhecimento, bem como os Itinerários Formativos Integrados.

I – TEXTOS INTRODUTÓRIOS

1. O ENSINO MÉDIO

2. SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO

2.1 JUVENTUDES

2.2 EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

3. ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO

4. ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

5. TERRITÓRIO E DIMENSÃO SIMBÓLICA

6. CONCEPÇÕES DE ESCOLA E DO CURRÍCULO DE GOIÁS PARA O ENSINO MÉDIO

7. TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS

8. ARQUITETURA GERAL

II – FORMAÇÃO GERAL BÁSICA

1. LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

2. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

3. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

4. CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

III – ITINERÁRIOS FORMATIVOS

1. TEXTO DE APRESENTAÇÃO

2. ITINERÁRIOS DE ÁREAS

2.1 Itinerários de Linguagens e suas Tecnologias

  • COMUNICAÇÃO: MOVIMENTOS, PRÁTICAS E SENTIDOS DO EXISTIR
  • IDENTIDADES: ESPELHO, ESPELHO MEU!

2.2 Itinerários de Matemática e suas Tecnologias

  • A MATEMÁTICA ESCOLAR APLICADA AO MERCADO DE TRABALHO
  • IMERSÃO À MATEMÁTICA ESCOLAR: CONHECIMENTOS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

2.3 Itinerários de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • ALÉM DA VISÃO: CONHECENDO O MICROMUNDO
  • ENERGIA QUE NOS MOVE

2.4 Itinerários de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  • SER JOVEM
  • TODA FORMA DE PODER

2.5 Itinerário Formação Técnica e Profissional

  • INFORMÁTICA

3. ITINERÁRIOS FORMATIVOS INTEGRADOS

3.1 Itinerário de Ciências Humanas com Ciências da Natureza

  • AGROPECUÁRIA: HISTÓRIA, PROCESSOS ECONÔMICOS E TECNOLÓGICOS EM GOIÁS

3.2 Itinerário de Matemática com Linguagens

  • CINESFERA: ARQUITETURA DO MOVIMENTO

3.3 Itinerário de Linguagens com Ciências da Natureza

  • COMER BEM E SE EXERCITAR, É SÓ COMEÇAR!

3.4 Itinerário de Ciências da Natureza com Matemática

  • INCERTEZAS NATURAIS

3.5 Itinerário de Ciências Humanas com Matemática

  • MATEMATICIDADES

3.6 Itinerário de Linguagens com Ciências Humanas

  • VIAGEM AO REDOR DE MAMA GAIA